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Publicado em 08/03/2021 às 15h44 | |

Apagão: "Estamos assumindo a responsabilidade e dando certidão de que o nosso sistema estava fora do ar diz Robert Rios"

A prefeitura ainda analisa contratar em regime emergencial uma nova empresa com melhor capacidade técnica, pois a atual não cumpriu o contrato conforme acertado com o município.

Contribuinte tenta atendimento mas não consegue por conta do sistema que tá fora do ar.

 Contribuinte tenta atendimento mas não consegue por conta do sistema que tá fora do ar.

Um problema ocorrido no sistema de informação da Secretária de Finança do município de Teresina tem causado prejuízos ao contribuinte que precisa pagar os tributos e ter as suas certidões negativas para transacionar, sobre tudo com o próprio poder público, como  também ao próprio governo municipal que está impossibilitado de receber o pagamento desses tributos, sobre tudo, por que boa parte dos mesmos são pagos através de uma segunda via do boleto que normalmente é requisitado e emitido através do próprio sistema que hoje se encontra inoperante.

Diante desse contratempo, nesta segunda-feira(08) de Março, foi um dia daqueles em que vários contribuintes se dirigiram à Central de Atendimento ao Público da Secretaria Municipal de Finanças de Teresina, sem obter qualquer informação ou definição de quando o problema será solucionado.

O problema maior é de quem já pagou o tributo(taxa ou imposto) e não está conseguindo dar baixa no sistema fazendo com que tal situação mantenha o nome da pessoa, física ou jurídica, inabilitada para retirar certidão negativa.Tal certidão é de uso obrigatório para quem precisa por exemplo, receber pagamento com o poder público.  

A reportagem da Jockey Fm entrou em contato com o Secretário de finanças da prefeitura de Teresina, Robert Rios, que revelou já está sendo providenciado uma forma de resolver o problema.Robet Rios, que também éo vice prefeito de Teresina, revelou ao Jockey FM que a própria prefeitura é a principal interessada e prejudicada. E que o final de semana foi de trabalho intenso, tentando regularizar a situação, que foi causada em virtude das fortes chuvas que caíram nos últimos dias em Teresina e danificaram os equipamentos da empresa que presta o serviço para a PMT.

Apesar do secretário ter dado como previsão a normalização e o retorno do sistema para hoje, quando perguntado sobre a viabilidade de a prefeitura emitir certidões positiva com efeitos negativos, como forma de substituir a certidão negativa tradicional,caso o problema persista, o secretário Robert Rios foi enfático e disse que passará a dar certidão de que o sistema está fora do ar, como forma de evitar prejuízos para o contribuinte cidadão que por ventura venha a precisar da mesma.

Além disso, segundo Robert, a prefeitura ainda analisa contratar em regime emergencial uma nova empresa com melhor capacidade técnica, pois a atual não cumpriu o contrato conforme acertado com o município.

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